Área de inscrição de evento

Associação Portuguesa de Professores de Física e de Química

939145333
(Chamada para a rede móvel nacional)
geral@appfq.pt

Ensino FQ com tecnologias e da IA: high-tech e low stress! - Turma 1 -Ansião

11-11-2025 18:30 a 06-03-2026 23:59

Inscrições disponíveis: 10 de 16

Nº mínimo de participantes: 10


Ensino da Física e da Química com ajuda das tecnologias e da Inteligência Artificial: high-tech e low stress! - Turma 1 - Escola Secundária de Ansião

Modalidade: Oficina de Formação

Regime de frequência: b-learning

Formadores: Ana Carla Campos

Objetivos:

Ilustrar a importância dos recursos tecnológicos na produção de soluções didáticas para as aulas de FQ explorando os sistemas Arduíno, Phyphox e Plickers;
Integração de ferramentas de Inteligência Artificial no desenvolvimento de competências básicas de programação;
Desenvolver a capacidade de modelar situações utilizando as tecnologias Arduíno e Phyphox;
Desenvolver estratégias de aulas expositivas baseadas em demonstrações laboratoriais em tempo real;
Desenvolver estratégias de ensino interpares e avaliação diagnóstica e formativa de consolidadas na tecnologia Plickers;
Produzir materiais a utilizar em sala de aula e em diferentes tipologias de aulas;
Implementar e refletir criticamente sobre as atividades e materiais produzidos
Promover a utilização da tecnologia e de linguagens de programação na resolução de problemas, com recurso à inteligência artificial;
Incentivar o trabalho colaborativo e a troca de experiências entre professores.


Metodologia:

A Oficina de Formação inicia-se com uma sessão síncrona de apresentação para introduzir o curso e discutir as tecnologias a serem utilizadas (2h). Em seguida, realiza-se a implementação prática dos conteúdos, construção de equipamentos e aplicação em atividades práticas durante sessões presenciais conjuntas (9h) e on-line assíncronas (5h)
De seguida inicia-se a fase b) de trabalho autónomo, onde os formandos realizam tarefas de implementação e exploração de recursos e construção de atividades com a tecnologia Plickers em sala de aula, em pelo menos duas aulas. A fase b) decorrerá em entre 3 a 5 semanas, idealmente
Por fim, desenvolve-se a fase c), que consiste na apresentação de resultados e troca de experiências entre formandos em sessões síncronas presenciais (8h), seguida da elaboração do Relatório Final e avaliação da ação em sessões assíncronas (1h).

Conteúdos:

1 – Arduíno
O universo Arduíno: apresentação da tecnologia e das suas características.
Integração de ferramentas de Inteligência Artificial na construção e adaptação de código e desenvolvimento de competências básicas de algoritmia e programação.
Construção de um sistema de medição do tempo de ida e volta de um sinal de ultra- sons (PING) e sua aplicação na determinação experimental da medição da velocidade do som.
Utilização do PING para construção de um sensor de posições rudimentar. Gráficos posição-tempo. Integração de sensores e ajuste da temperatura.
2- Phyphox
O universo Phyphox: apresentação da tecnologia e das suas características
Exploração da ligação em controlo remoto pelo computador como suporte à lecionação de conceitos teóricos e sua aplicação na exploração dos conceitos de velocidade angular e da aceleração centrípeta.
Exploração dos recursos phyphox em atividades práticas e laboratoriais.
3- Plickers
O universo Plickers: apresentação da tecnologia e das suas características.
Exploração da tecnologia Plickers na implementação de estratégias de ensino interpares e sua ilustração com a a exploração de situações conceptualmente ricas.

Avaliação dos Formandos:

Avaliação quantitativa: será utilizada a escala de 1 a 10, conforme n.º 5, do artigo 4.º do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, podendo ser expressa por um número inteiro ou decimal.
Avaliação qualitativa: de acordo com o disposto no n.º 6 do artigo 4.º do referido despacho (9 a 10 – Excelente, 8 a 8,9 – Muito Bom, 6,5 a 7,9 – Bom, 5 a 6,4 – Regular, 1 a 4,9 – Insuficiente).
Condições de aprovação: presença num mínimo de 2/3 das horas presenciais da Oficina de Formação
Serão avaliados o envolvimento dos formandos na participação nas tarefas e atividades apresentadas, apresentação dos trabalhos desenvolvidos, seus resultados e reflexões, a participação nos momentos de discussão coletiva e a reflexão crítica constante do relatório final.


Avaliação:

A avaliação dos formandos será realizada numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores, de acordo com o teor da Circular no 3 do CCPFC, de setembro de 2007.
-Participação nas tarefas e atividades apresentadas, com base nos conteúdos/atividades e ferramentas apresentadas- 60%
- Apresentação final/resultados/reflexão- 30%
- Relatório final- 10%


Cronograma:



Custo:

50€ para associados

100€ para não associados


Ao enviar este formulário, concorda que os dados introduzidos sejam tratados por Associação Portuguesa de Professores de Física e de Química com o número de contribuinte 516706349 e sede em Escola Secundária de Penafiel, Rua Dr. Alves Magalhães, 4560-491 Penafiel, Porto, para efeitos da execução de prestação de serviços.


Escola Secundária de Ansião

Serviços / Produtos


Total a pagar
0.00

Quando o número mínimo de inscritos for alcançado, receberá automáticamente um e-mail com os dados para pagamento do(s) serviço(s)/produto(s) que selecionou acima.