Ensino da Física e da Química com ajuda das tecnologias e da Inteligência Artificial: high-tech e low stress! - Turma 1 - Escola Secundária de Ansião
Modalidade: Oficina de Formação
Regime de frequência: b-learning

Formadores: Ana Carla Campos
Objetivos:
Ilustrar a importância dos recursos tecnológicos na produção de
soluções didáticas para as aulas de FQ explorando os sistemas Arduíno,
Phyphox e Plickers;
Integração de ferramentas de
Inteligência Artificial no desenvolvimento de competências básicas de
programação;
Desenvolver a capacidade de modelar
situações utilizando as tecnologias Arduíno e Phyphox;
Desenvolver estratégias de aulas
expositivas baseadas em demonstrações laboratoriais em tempo real;
Desenvolver estratégias de ensino
interpares e avaliação diagnóstica e formativa de consolidadas na tecnologia
Plickers;
Produzir materiais a utilizar em sala de aula e em diferentes tipologias de
aulas;
Implementar e refletir criticamente
sobre as atividades e materiais produzidos
Promover a utilização da tecnologia
e de linguagens de programação na resolução de problemas, com recurso à
inteligência artificial;
Incentivar o trabalho colaborativo e
a troca de experiências entre professores. |
Metodologia:
A Oficina de Formação inicia-se com uma sessão síncrona de
apresentação para introduzir o curso e discutir as tecnologias a serem
utilizadas (2h). Em seguida, realiza-se a implementação prática dos
conteúdos, construção de equipamentos e aplicação em atividades práticas
durante sessões presenciais conjuntas (9h) e on-line assíncronas (5h)
De seguida inicia-se a fase b) de trabalho autónomo, onde os formandos
realizam tarefas de implementação e exploração de recursos e construção de
atividades com a tecnologia Plickers em sala de aula, em pelo menos duas
aulas. A fase b) decorrerá em entre 3 a 5 semanas, idealmente
Por fim, desenvolve-se a fase c), que consiste na apresentação de
resultados e troca de experiências entre formandos em sessões síncronas
presenciais (8h), seguida da elaboração do Relatório Final e avaliação da
ação em sessões assíncronas (1h). |
Conteúdos:
1 – Arduíno
O universo Arduíno: apresentação da tecnologia e das suas
características.
Integração de ferramentas de Inteligência Artificial na construção e
adaptação de código e desenvolvimento de competências básicas de algoritmia e
programação.
Construção de um sistema de medição do tempo de ida e volta de um sinal de
ultra- sons (PING) e sua aplicação na determinação experimental da medição da
velocidade do som.
Utilização do PING para construção de um sensor de posições rudimentar.
Gráficos posição-tempo. Integração de sensores e ajuste da temperatura.
2- Phyphox
O universo Phyphox: apresentação da tecnologia e das suas
características
Exploração da ligação em controlo remoto pelo computador como suporte à
lecionação de conceitos teóricos e sua aplicação na exploração dos conceitos
de velocidade angular e da aceleração centrípeta.
Exploração dos recursos phyphox em atividades práticas e
laboratoriais.
3- Plickers
O universo Plickers: apresentação da tecnologia e das suas
características.
Exploração da tecnologia Plickers na implementação de estratégias de ensino
interpares e sua ilustração com a a exploração de situações conceptualmente
ricas. Avaliação dos Formandos:
Avaliação quantitativa: será utilizada a escala de 1 a 10,
conforme n.º 5, do artigo 4.º do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio,
podendo ser expressa por um número inteiro ou decimal.
Avaliação qualitativa: de acordo com o disposto no n.º 6 do artigo 4.º do
referido despacho (9 a 10 – Excelente, 8 a 8,9 – Muito Bom, 6,5 a 7,9 – Bom,
5 a 6,4 – Regular, 1 a 4,9 – Insuficiente).
Condições de aprovação: presença num mínimo de 2/3 das horas presenciais da
Oficina de Formação
Serão avaliados o envolvimento dos formandos na participação nas tarefas e
atividades apresentadas, apresentação dos trabalhos desenvolvidos, seus
resultados e reflexões, a participação nos momentos de discussão coletiva e a
reflexão crítica constante do relatório final. |
Avaliação: A avaliação dos formandos será realizada numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores, de acordo com o teor da Circular no 3 do CCPFC, de setembro de 2007. -Participação nas tarefas e atividades apresentadas, com base nos conteúdos/atividades e ferramentas apresentadas- 60% - Apresentação final/resultados/reflexão- 30% - Relatório final- 10%
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Cronograma: 
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Custo:
50€ para associados
100€ para não associados
Ao enviar este formulário, concorda que os dados introduzidos sejam tratados por Associação Portuguesa de Professores de Física e de Química com o número de contribuinte 516706349 e sede em Escola Secundária de Penafiel, Rua Dr. Alves Magalhães, 4560-491 Penafiel, Porto, para efeitos da execução de prestação de serviços.